terça-feira, 1 de setembro de 2009

Você é?????? A Enquete da Gui


Minha filha é inteligentíssima! Muito! É impressionante como no dia a dia vislumbramos esse potencial todo em tiradas, trejeitos, manipulações (como toda boa criança), atitudes...

De vez em quando sou surpreendida por ações que ela silenciosamente vai "implementando" no seu dia a dia, na sua rotina, em seus ambientes... Silenciosamente...

No final do semestre passado ela teve uma necessidade interna de fazer uma pesquisa particular - motivada por suas razões íntimas, por seus medos, por sua necessidade de aceitação, ou mera curiosidade saudável de qualquer criança! Fez sua enquete entre os colegas de sala!

"Você é adotado?"

Como quem pergunta: "Você tem uma barbie?" "Você tem um play?" "Você tem uma bola?"

Sim com essa naturalidade toda... e as crianças respondiam: Não e saíam andando...

Mas teve um, sempre tem um, que respondeu: "Não sei!" Ora! Qual a criança que nunca fantasiou que era adotado???? E continuou: "E você?"

Até este colega ninguém tinha devolvido a pergunta! Porque criança é criança e só vai até o fim do assunto se realmente tiver um interesse! E os interesses das crianças não vão para uma curiosidade malévola de deter o maior número de informações possíveis - como alguns adultos...
Elas são mais simples, verdadeiras, naturais... Mais felizes!

Ela respondeu: "Sou! Mas não conta prá ninguém..."

A partir daí deduzo os acontecimentos!
Coitado do garoto! Como segurar essa informação? Afinal ela era tão importante! E se ele fosse também? Ele não sabia... "não sei" foi a resposta... como descobrir?????? Só anunciando! E foi o que ele fez!

Naquela noite começo a receber telefonemas de mães. Algumas tresloucadas, outras mais centradas - não tenho outro termo! Muito preocupadas com a Gui... ela sabia? sabia que era adotada???? Porque todo mundo sabia! a sala inteira, todos os colegas, todas as mães, todos! A fantasia que permeava as ligações era: se ela não soubesse saberia no dia seguinte! rsrsrsrsrsrrs

Sim ela sabe! Não tem problema! Sim ela está bem! e me deu vontade de perguntar: e vcs estão bem com isso????????

Affffffffffffffff!!!!!

Dia seguinte conversei com a Gui e decobri que ela havia feito a enquete... ela queria saber quantos mais eram adotados... e ela não sabia se o amigo dela era, porque ele não sabia! E ela se espantou com a informação de que ele não sabia! Tão natural saber... Mas ele não é! - informei... era só uma fantasia...

Nessa história a minha maior surpresa foi descobrir que os úinicos que não sabiam da enquete e do assunto que rolava eram professores e responsáveis da escola... tudo isso aconteceu por lá e eles só soubeream quando eu liguei e outras mães - preocupadas - foram até lá... Pode?! Pode!

-------------
Vamos ajudar a enquete da Gui???? E aí: você é????


6 comentários:

  1. Eu sou Gui, fui adotada pela minha avó materna e foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida, por isso sou uma pessoa tão legal (pergunte para sua mãe) e feliz, sou carinhosa e sei amar porque minha avó me mostrou o que é o verdadeiro amor!
    Seja você também feliz, pois com certeza você tem uma mãe amorosa e maravilhosa... pode ter certeza que muitas crianças gostariam de ter uma mãe como a sua... as amigas da minha filha viviam dizendo isso para ela!
    Nós adotados somos os melhores porque conhecemos o significado da palavra "amor" através do nosso coração que está sempre pronto para a vida!!!!
    Beijos da Cris Adotada com Muito Orgulho!

    ResponderExcluir
  2. Eu também sou!
    e amo meus pais por isso

    ResponderExcluir
  3. Oi!!!!!

    Não , gui, eu nao sou adotada. mas........ tenho uma irmã (que é meu xodo!), um irmão, uma prima e duas tias que são. :) todos sabem e lidam com a maior naturalidade.

    quando eu era adolescente escrevi um texto sobre isso. vou procurar e volto aqui pra vc.

    bjs
    Aninha

    ResponderExcluir
  4. Vc já contou prá ela que eu também sou? O engraçado é que não basta termos a informação de que somos adotados. Queremos também saber quem é assim, igual a nós. Agora a pergunta que pela qual eu sempre busquei uma resposta e nunca tive foi: por que minha mãe biológica não me quis? Enfim, aqui estou e sou quem sou graças aos meus pais adotivos. Bjs, Mara

    ResponderExcluir
  5. Aninha:

    Manda a história aí que estamos esperando!
    ----------
    Mara:

    Oi Querida... que bom te ver/ler por aqui rsrsrsr vc sabe que olho para a Gui e lembro sp de vc! Ter te conhecido e compartilhado tanto de sua vida foi uma dádiva e tb um aprendizado enorme que hj me ajuda muito como mãe do coração!

    Ahhhhhhhh feliz aniversário again!

    ResponderExcluir

Jogue sua idéia no balaio da Jô