quarta-feira, 1 de junho de 2011

Nunca pensei




Nunca pensei em minha vida que fosse chorar por uma árvore!

Quase em frente à minha casa há uma árvore, bela e frondosa. Não sei o seu nome, nem científico, nem popular. Só sei que ela é a árvore que me presenteia com belas flores alaranjadas durantes meses. Sei que depois suas folhas caem, quase todas, forrando meu jardim, transformando a grama em uma tapete verde amarronzado. Já me perguntaram:  

"Você não acha ruim? Essas folhas todas, ter que recolher?"

E eu respondo sempre:

"Não! Eu adoro!"

Sempre desejei que ela estivesse 2 metros mais para a direita (ou esquerda, dependendo do lado em que se olhe) para que eu pudesse dizer: "Ela está na minha calçada!"

Sei que meu ano passa e sei que ele anda por causa dela! De manhã, pela janela da cozinha, tomando meu café é sempre a hora de conversar com essa amiga e companheira! Ver suas flores, os beija-flores (já contei mais de 20 de uma só vez!), as folhas... as sementes que se formam! E saber: mais uma estação se foi e outra está chegando!

Seu tronco, maravilhoso, verdadeira escultura viva, enfeitando minha paisagem e sustentando o que aparentemente é frágil! Vida! Ninhos de pássaros, passarinhos que vem rapidamente apenas para descansar, borboletas. Espetáculo único! Nem debaixo da maior ventania ela se queda, porque é forte e bela! Pelo contrário, é, muitas vezes, abrigo da natureza!

Amarrei várias orquídeas nela, algumas que estavam com problemas para se desenvolverem, outras mais saudáveis, e todas elas começaram a crescer, numa comunhão ímpar a árvore fornecia tudo o que a orquídea precisava: sustentação, sombra e sol na medida certa!

Hoje chorei por você amiga. Trabalhando escuto o barulho da motoserra. Com tantas casas sendo construídas, não percebi de imediato o que aquele barulho significava! Só quando parei para fazer um café foi que vi, incrédula, ao que você estava sendo reduzida! Cortaram quase tudo! Por que?! O coração apertou, as lágrimas vieram e eu pensei: vou até lá? Fico aqui assistindo? Que faço?! Eu fui, fui perguntar se eles íam cortá-la inteira. "Não", foi a resposta, "é só uma poda!" Poda??????? mas se tiraram mais de 70% de sua copa, que poda é essa e por que? 

"Porque ela estava com os galhos em cima da rua e em cima das casas!"

A árvore - setenciou o cara - estava grande demais e atrapalhava os caminhões e ônibus. Deus! Eu moro em um condomínio fechado, com direito a APA e tudo o mais, mas o que mais vejo é desrespeito à natureza nas suas mais variadas formas. Que tipo de tráfego existe aqui? Um microônibus, caminhões que carregam materias de construção, carros de passeio... E que tipo de poda é essa? Não censuro os caras que estavm trabalhando, censuro quem orienta e quem ensina e quem manda!

Enquanto conversávamos, dois homens estavam se preparando para cortar mais um grosso galho, perguntei: "Você não acha que já está bom? Ela só tem uma copinha agora..." e entrei.

Eles pararam... Penso: se não tivesse saído, talvez não tivesse restado copa...

Sei querida amiga que você vai brotar novamente, sei que será absurdamente forte e valente e que ficará linda e frondosa. Só espero que possa perdoar os seres humanos que são tão ignorantes. Irei, agora, acompanhar o seu retorno, o retorno à sua beleza e exuberância e espero nunca mais presenciar tal cena novamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jogue sua idéia no balaio da Jô